Pode ser no cartão

Eu descobri, e muito atrasado, que a gente só é pobre porque não sabe cobrar. E eu estou falando de money mesmo, meu filho, não de cobranças tipos “você me prometeu isso e não cumpriu”. Não. Eu estou falando de bufunfa, grana. DINHEIRO. Chegou pra mim agora, pediu qualquer coisa, vai ser ali, na bucha: é tanto. Sem tirar nem pôr. Nem se for uns centavos, vou cobrar. O filho chegou e disse “ô pai, me leva na escola?”.

– É dez pau.

– Com assim, dez pau?

– Quer que eu te leve na escola? É dez pau. E tá barato. Gasolina, mais mão de obra, mais risco de acidentes, mais sorrisinhos para os pais dos outros alunos. Dez pau tá barato. Pensando bem, quinze. Sem choro nem vela.

A mulher veio encostando, perguntando se a gente não quer fazer uma visitinha na casa da sogra nesse final de semana? Duzentinho.

– Duzentinho o quê?

– Duzentinhos, oras. REAIS. A gente acerta no final do mês.

– Pra ir na casa da minha mãe?

– É, pra ir na casa da sua mãe. Duzentos reais, incluindo um “Como vai essa saúde aí, sogrona?”.

– Mas… mas… mas a gente vai ALMOÇAR lá!

– Tudo bem, eu elogio o almoço. Fica dentro das despesas com marketing. Tá bom assim pra você?

Mas a minha maior fonte de lucros mesmo vai ficar com os amigos. Já percebeu o tanto de coisa que a gente faz de graça pros amigos em apenas um dia?

– Que horas são?

– Dois reais.

– Não, eu perguntei as horas.

– Eu sei. Agora, pra eu te falar as horas, é dois reais.

– Mas isso é… é… um absurdo!

– Absurdo por quê? Tá achando que o meu relógio saiu de graça?

E tem aqueles serviços que demandam um pouco mais de sacrifício, de conhecimento de causa, de leituras específicas e de horas gastas. Por exemplo, a gente está saindo do serviço, e o cara chega com aquela cara de que comeu e não gostou. E solta:

– Pombas, cara, a Dolores me largou. Foi embora de mala e cuia.

– Olha, antes da gente começar, passa aí cenzinho.

– Cem reais? E pra que você precisa de cem reais?

– Eu não preciso, só estou cobrando.

– Cobrando o quê?

– A consulta. E pode agradecer, um psicólogo cobra muito mais caro. Cenzinho tá de graça.

There are no comments on this post.

Deixe uma resposta

