O que dá para comprar com US$50 Bilhões?

Tem coisas que não entram na minha cabeça de jeito nenhum. Por exemplo, o preço do Facebook. No começo deste ano o Goldman Sachs, uma espécie de superbanco de Wall Street, avaliou o Facebook em cerca de 50 bilhões de dólares. É, isso mesmo. 50 BILHÕES de dólares. E, para provar que não estava brincando, injetou 450 milhões em capital de risco no negócio. Agora. O que é que pode ter num negócio que faça ele valer tanto assim?

Para quem ainda não sabe o que é Facebook, vou tentar explicar. O Facebook é um lugar que… Não, não é isso. O Facebook não é bem um lugar. O Facebook é uma espécie de rede social. É isso. Uma rede social. Ou seja, o Facebook é um lugar em que você encontra seus amigos e…

– Espera aí. Você não acabou de dizer que o Facebook NÃO é um LUGAR?

É verdade. O Facebook não é um lugar. O Facebook é um site da internet. Um site onde você pode colocar informações a seu respeito, e ler informações dos seus amigos.

– E o que é que tem isso?

– Como assim, “o que é que tem isso”?

– O que é que tem, oras. Eu coloco minhas informações, meus amigos colocam as informações deles. Isso para mim está parecendo mais uma lista telefônica.

É verdade também. Mas o Facebook tem umas vantagens sobre as listas telefônicas. Você pode, por exemplo, colocar umas fotos. Colocar uns textos seus. Essas coisas.

– Mas isso eu já fazia com e-mails. Para falar a verdade, eu já fazia até com cartas. Dessas, de enviar pelo correio mesmo.

– É, pode até ser, mas no Facebook é diferente. Ele é mais… mais…

– Mais o quê?

– Mais… mais… mais rápido! É isso, no Facebook tudo é mais rápido!

– Mais rápido do que o quê?

– Do que mandar cartas pelo correio, por exemplo!

– E é mais rápido que um e-mail também?

– Do que um e-mail? Bem, mais ou menos…

Pois é isso que eu estou falando. Como é que pode um sitezinho da internet que parece uma lista telefônica ilustrada valer mais de 100 BILHÕES DE REAIS? Você faz idéia do que seja 100 BILHÕES? E um bilhão? Diz aí assim, sem pensar muito, quantos carros dá para comprar com um bilhão? E quantas casas? E com 50 bilhões? Dá para comprar o quê? Uma cidade?

E com 100 bilhões? Será que dá para comprar… um país?

There are no comments on this post.

Deixe uma resposta

