upgrade

A verdade é que, aconteça o que acontecer, gente da minha idade jamais vai conseguir tratar essas coisas da informática com a mesma naturalidade que nossos filhos e netos. Para você ver só uma coisa, até hoje eu não entendi direito para quê diabos serve uma planilha de Excel. A gente fica ali, fuçando, entra na internet em busca de informações, volta lá, no computador, e tudo continua parecendo extremamente confuso e sem utilidade alguma. A conclusão que eu cheguei, e isso já faz alguns anos, é que dá muito bem para viver uma vida inteira sem fazer ou utilizar uma planilha de Excel, e se ela, porventura, um dia me trouxesse algum benefício, seria muito menor que o sofrimento que eu teria de ter passado para compreendê-la um pouco melhor.

E esses novos telefones, então? Parecem armas de filmes de ficção científica. São tantos botões, ícones, luzinhas e efeitos especiais, que eu duvido muito que alguém consiga usar pelo menos metade do que aqueles aparelhinhos oferecem. Outro dia desses mesmo, eu precisava ligar para casa e um amigo me emprestou seu celular. Antes que eu conseguisse finalmente completar a minha chamada, já tinha tirado três fotografias do meu pé, enviado dois torpedos em branco para a esposa dele e postado um filme com um close da minha orelha no youtube. Tudo, obviamente, sem querer fazer nada disso e sem a menor idéia de como repetir uma dessas façanhas, caso eu precisasse um dia.

Tudo bem. Não é assim com tudo, também. Tem coisas que eu até sei fazer, e muito bem. Eu sou muito bom com a internet, por exemplo. Entro lá, posto meus artigos, me arrisco a criar perfis no Facebook e no twitter. E sei até melhor que muitos jovens como postar meus vídeos e fotos num blog de maneira rápida e segura. Eu também não sou um débil mental, puxa vida.

O grande problema é que eu tenho a plena certeza de que as coisas não devem parar por aí. Não vai demorar muito e teremos a informática se intrometendo em coisas que hoje sequer imaginamos. Já inventaram, por exemplo, uma geladeira que nos avisa quais produtos estão em falta dentro dela, e aquela nossa velha mania de dar uma espiadinha lá dentro, na hora dos intervalos da TV, promete se tornar obsoleta dentro em breve. E mesmo a TV, que todo mundo achava ser o veículo de comunicação do futuro, com esse negócio de vídeo na internet, já está quase se tornando obsoleta também.

Para ser sincero, já faz um tempo que eu ando achando até eu mesmo meio ultrapassado. Ou, como ouvi de um sobrinho uma vez, já estou precisando “pelo menos de um bom upgrade”.

4 Respostas

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Nogaroto, artur de carvalho. artur de carvalho said: upgrade: http://wp.me/pFzuX-6m […]

  2. Eu não sei usar Word, só uso bloco de notas (o do computador).

    • mentiroso. eu já vi você mexendo no paint.

      • Mexer qualquer um pode mexer. Usar pra valer são outros quinhentos.

Deixe uma resposta

