Por que vou votar em branco

As pessoas sempre vêm com essa conversa de que eu, uma pessoa inteligente, não pode votar em branco. Que isso não é coisa que se faça, que isso é uma atitude covarde, e mais um monte dessas coisas. Tudo bem. Tirando a parte do “inteligente”, eu concordo com tudo. É covarde mesmo, e daí?

O problema é que eu não me enxergo em nenhum desses caras. Essa é que é a verdade. Não dá para acreditar em absolutamente ninguém. Virou tudo uma questão de propaganda. É como se estivessem vendendo para a gente um carro novo. Eles são sempre os mais econômicos. Os que nos darão mais qualidade de vida. O Lula mesmo confirmou isso, ao dizer que o Serra, em vez de apelar para a baixaria, deveria era melhorar a sua propaganda. Pombas, Lula. Será que o Serra não deveria, assim como a Dilma e todos os outros, é melhorar as suas propostas, e não a sua propaganda? Mas não, tudo se resumiu a isso: à propaganda. Quem tem uma propaganda melhor, se elege. E estamos conversados. Não adianta descobrirem quebra de sigilo, compra de voto, nem outra coisa qualquer. Porque isso pode ser propaganda também. Ou não ser, quem se importa?

Será que esse pessoal não percebe que está todo mundo rindo deles, como se estivessem assistindo a um humorístico? Alguém aí poderia me dizer exatamente em que momento o horário político se transformou num programa de entretenimento? Porque a gente volta e meia escuta nas conversas entre amigos coisas como “-Você viu o Tiririca ontem?” ou “-E o Maguila que está dando socos no Tirica?”. Quer dizer, um palhaço que já não estava no auge de sua carreira, de um momento para o outro se transformou num dos artistas mais comentados do país, com direito a editorial na “Folha de S.Paulo” e manchete nas principais revistas brasileiras. Tem até um outro cara dizendo que vai aumentar o salário mínimo para R$2.500,00. É, dois mil e quinhentos reais! Mas será que não existe uma lei, uma norma, qualquer coisa que proíba um idiota de prometer uma bobagem dessas para a população?

É claro que eu poderia dar as costas para tudo isso, e continuar levando a minha vidinha, sem me importar muito. Mas o problema é que nós ainda somos OBRIGADOS a votar. Se democracia é isso, sinto muito, mas então eu desisto também da democracia. No dia da eleição, o máximo que vou fazer é ir até minha seção eleitoral e apertar o mínimo de teclas necessárias para me livrar daquilo o mais rapidamente possível.

Eles lá que se explodam. Não quero mais ter nada com isso.

4 Respostas

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Mariana Miotto, artur de carvalho. artur de carvalho said: Por que vou votar em branco: http://wp.me/pFzuX-5z […]

  2. Parabéns, Artur! Quando jogarem santinhos na minha porta, devolvo um papel do mesmo tamanho com seu texto impresso…

  3. Mandou muito bem na explanação. E por final, eles que se explodam, não quero mais ter nada com isso.

  4. […] Por que vou votar em branco setembro, 2010 3 comentários 4 […]

Deixe uma resposta

