Nariz ecológico

É só ler nos jornais. Ou assistir uns programas da TV. O Brasil está se transformando num verdadeiro inferno. Não, eu não estou falando de política. Eu estou falando desse calor em pleno inverno, dessa seca, dos incêndios. Começaram até a aparecer uns redemoinhos de fogo, coisa que a gente nunca tinha ouvido falar. Mas o que mais sofre é a ecologia mesmo, que já não andava lá essas coisas. Por exemplo. O Parque Nacional das Emas, no Sudoeste de Goiás, perdeu 90% de sua área verde em apenas dois dias, por causa dos incêndios. E durante esse mês, já aconteceram mais 259 mil focos de incêndios no Parque. 259 mil, gente!

E a mesma coisa aconteceu no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Segundo o Corpo de Bombeiros, só nos últimos dias, o fogo já consumiu cerca de 40% da reserva de vegetação nativa da região.

E não fica por aí.  O Parque Estadual do Morro do Diabo honrou o seu nome e ardeu em chamas, se transformando num verdadeiro inferno. O Parque, que tem a maior área de Mata Atlântica do interior do estado de São Paulo, viu mais de 30 hectares de sua vegetação se transformar em cinzas em menos de uma semana.

Quer dizer. Não é uma coisa local. Nos últimos dias, várias regiões brasileiras estão com esse clima de deserto. Algumas delas, até pior que um deserto. Pois veja você uma coisa. Enquanto no Deserto do Saara a umidade relativa do ar fica entre 11 e 15 pontos, Presidente Prudente estava, outro dia desses, com apenas 9 pontos. E tem um monte de lugar que já não chove há mais de cem dias! Entende que a vegetação de alguns desses lugares nunca mais vai conseguir se recompor? É uma tragédia de proporções épicas, coisa que nunca se viu antes e…

– E isso sem contar o meu nariz.

– Sem contar o quê?

– O meu nariz.

– O que é que tem o seu nariz?

– O meu nariz não pára de sangrar, por causa desse tempo seco.

– Mas eu estou aqui falando de um dos maiores desastres ecológicos que se têm notícia, e você vem me falar do seu nariz?

– É, ué. Os narizes também fazem parte da ecologia, não fazem?

– O escambau que fazem! Narizes são narizes, ecologia é ecologia, oras!

– Vai dizer isso lá para os fabricantes de perfume, vai…

There are no comments on this post.

Deixe um comentário