Quem não sabe votar é você!

Tem uma coisa que me deixa irritado. Aliás, tem um monte de coisa que me deixa irritado, mas se eu fosse ficar aqui falando, hoje, de todas elas, além de não caber nesse espaço, eu ainda ia ficar sem assunto para as outras crônicas que eu vou ter de escrever durante a semana.

Bem, mas a tal coisa que me deixa irritado e sobre a qual eu vou falar hoje é quando falam que “o brasileiro não sabe votar”. Apesar de, no começo, todo mundo ter ficado puto da vida com o Pelé por ele ter falado uma bobagem dessas (é, foi o Pelé quem disse isso pela primeira vez), hoje, ninguém mais discute a tal frase, e “o brasileiro não saber votar” tornou-se uma verdade absoluta para todo mundo, incluindo aí a imprensa e até mesmo os brasileiros, que se renderam ao incontestável resultado das últimas eleições, que teimam em eleger um bando de sujeitinhos corruptos e gananciosos para cargos que exigem exatamente o oposto disso.

O problema da tal frase é que ela culpa a população por uma coisa que ela não fez. Veja bem. Se um candidato chega para você e fala que, quando for eleito, vai roubar o que puder dos cofres públicos, que vai aceitar propinas para aprovar projetos, que vai dar emprego só para seus parentes, você vota nele? É claro que não vota. Nem você nem brasileiro nenhum.

Mas se o cara chega para você e diz que vai investir na educação construindo novas escolas e aumentado o salários dos professores, que vai melhorar a merenda escolar, que vai asfaltar todas as estradas do país e que vai lutar com todas as suas forças contra a corrupção e a roubalheira na política, você vota nele? Vota, oras, e com toda a razão, porque o que ele está oferecendo é exatamente o que você quer para o seu país.

Agora, é culpa sua se, depois de eleito, o candidato em quem você votou não faz nada do que prometeu? É culpa sua se ele não investiu um centavo na educação, nem asfaltou nada, e acabou flagrado com um monte de dinheiro escondido na cueca? Pois não é culpa sua, nem de brasileiro nenhum. Você simplesmente acreditou que um candidato às eleições no Brasil não podia mentir tanto assim, sem correr o risco de sofrer alguma punição.

Então, podem até dizer que nós, brasileiros, somos bastante ingênuos por acreditar nesse sistema eleitoral esquisito. Mas dizer que não sabemos votar, aí também já é demais.

4 Respostas

  1. Artur. Veja na sua crônica que vc está coberto de razão. Algo tão óbvio que às vezes deixamos de enxergar. Eu faço campanha pelo VOTO NULO – e tenho lá os meus argumentos. E o VOTO NULO está sempre entre 5 e 10% nas pesquisas, não passa disso. Ou seja, ainda acreditamos (ou muitos acreditam) em alguma coisa. E o argumento contrário ao VOTO NULO é que, ao votarmos assim, deixamos de colocar lá os melhores – e aí reside o problema: como saber quem são os melhores? Todos prometem maravilhas… e praticamente todos fazem cagadas homéricas. E o pior, se enriquecem a olhos vistos, com o nosso suado imposto. Temos que mudar isso – e não acreditar mais. Seria isso?

    • antes de mais nada, como é que vai? há quanto tempo, rapaz! quanto ao lance do voto nulo, eu ando em campanha aqui também rs rs… olha a foto do meu facebook e do twitter pra você ver…
      Votar? OBRIGADO não!

  2. Estou bem… vivendo lentamente na paz das montanhas de Minas. Tenho saudades do nosso excelente pessoal… um grupo como aquele, rico de idéias e risos. E por nisso, vejo vez por outra fotos do Voturiso… e rio. Bons momentos. Pouco tenho ido a Campinas ou São Paulo… que se tornaram tão distantes. Vou ler mais das suas crônicas… que estão ótimas… seu estilo é inconfundível. Abs.

  3. Numa das vezes em que estive aí em Votu, antes de eu ir pra rodoviária, estava passando o horário eleitoral. E ontem eu vi na TV alguns candidatos a deputado. Tinha o filho do Raul Gil, o Maluf…

Deixe um comentário

