Saber perder o escambau!

Esse papo de que a gente precisa saber perder é papo furado. Coisa que as mães da gente contavam para acalentar os filhos frustrados. Porque ninguém sabe perder. Eu, pelo menos, toda vez que perco em alguma coisa, já começo a procurar um culpado à minha volta. Não importa quem seja.

A coisa começa lá no vestibular. Se eu não consegui entrar na Unicamp, na PUC ou na Getúlio Vargas, a culpa não foi minha. Foi porque todos aqueles que entraram eram apadrinhados.

– Apadrinhados?

É. A-pa-dri-nha-dos. Você sabe muito bem do que eu estou falando. Nesses lugares, nessas faculdades de bam-bam-bans, só entra quem é apadrinhado. É tudo um jogo de cartas marcadas. E se alguém conseguiu a vaga que eu estava disputando naquela multinacional, é porque tinha coisa ali também. É claro que tinha, ué, só não vê quem não quer.  Só entra lá naquelas multinacionais aqueles mesmos caras de sempre, para o poder mundial continuar nas mãos de quem sempre esteve.

– O poder mundial?

É, isso mesmo, o PODER MUNDIAL! E Concurso Público, então? Vai me dizer que você se conforma quando não consegue passar numa porcaria de Concurso Público para o Banco do Brasil? Eu, pelo menos, fico olhando a lista dos que passaram e já começo a perceber as coincidências. Eu aposto que esse aqui é primo do prefeito. E esse aqui, ó, tem até o nome daquele deputado. Como é mesmo o nome daquele deputado? E esse outro? Esse não é aquele cunhado do governador, que estava metido naqueles escândalos todos? Pois olha aqui se não é!

E ai se quem ganhou aquela promoção que eu estava esperando for uma MULHER. Porque, aí, todos aqueles séculos de machismo que eu consegui domar a muito custo, e que me transformaram no que sou hoje – um homem moderno, justo e livre de preconceitos – afloram como se eu fosse o maior chauvinista da espécie. Porque, vamos falar a verdade, se uma mulher ganha uma promoção dessas, é porque ela deve ter saído com o chefe.

– Saído?

É, pra não dizer coisa pior. Você sabe, essa gentinha faz qualquer coisa para subir na vida, e é por isso que gente como eu, que mantém sua integridade, acaba se dando mal. É porque no mundo só dão chances para os parentes, para os apadrinhados de políticos e para as mulheres que… que…

– “Que” o quê?

Ah, vai se danar. Você sabe muito bem do que eu estou falando…

Uma resposta

  1. Paranóias, paranóias…

Deixe uma resposta

