Dia de quem?

Você sabe de onde surgiu essa história de Dia dos Namorados? Pois eu vou te contar. Não sei se você sabe, mas o nosso Dia dos Namorados é chamado, no mundo inteiro, de Dia de São Valentim. E a história de São Valentim, ou Saint Valentinus, que é um santo católico, é a seguinte.

Durante o governo do imperador Claudius II, isso ainda lá pelo ano 300 d.C., foi proibida a realização de casamentos em toda Roma porque o tal do Claudius encanou que um soldado de verdade não podia ficar preocupado com família, esposa, filhos, pais, mães e essas coisas. Um soldado de verdade só podia pensar na guerra. Então, como ele queria formar um grande e poderoso exército, proibiu o casamento e, por extensão, os namoros.

Para você entender direito, se tivesse telefone, twitter ou messenger na antiga Roma, ele ia proibir tudo isso para os soldados, para eles não ficarem por aí, respondendo recadinhos de fãs, e perdendo o foco no treinamento. O Claudius era uma espécie de Dunga para o pessoal lá de Roma, entende? Pois então.

Acontece que um bispo da Igreja Católica continuou a celebrar casamentos em segredo, mesmo com a proibição do imperador. O nome do Bispo era Valentim. Ele achava, ao contrário do imperador, que é a família que fortalece o homem, que o casamento é a base de sustentação da sociedade, que qualquer método anticonceptivo é pecado e esse blá-blá-blátodo que a Igreja Católica prega até hoje.

No entanto, o imperador Claudius descobriu tudo, prendeu o bispo Valentim e o condenou à morte na guilhotina. Enquanto estava preso, muitos jovens apaixonados jogavam flores e bilhetes para o Valentim, dizendo que ainda acreditavam no amor e no romantismo.

Entre essas pessoas que jogavam lembranças carinhosas ao bispo estava uma jovem cega. Um dia, quando ela foi visitar o bispo Valentim, milagrosamente recuperou a visão. Foi por causa disso que o Valentim acabou virando santo e, anos depois, emprestou seu nome e essa mania de dar presentes no Dia dos Namorados. Então, não me venha falar que eu nem sabia do Dia dos Namorados que eu…

– Eu não falei que você não sabia, eu falei que você ESQUECEU!

– Tudo bem, tudo bem, esqueci… Mas com esse negócio de Copa do Mundo, parece que até a TV Globo esqueceu!

– Podia ter dado pelo menos um presentinho…

– Que tal… Que tal… essa camiseta da seleção, hã? Olha só, que bonita! Número 10, do Kaká!

There are no comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: