Fala sério

Acabou a festa. Esse papo de que o Brasil é o país do jeitinho, do deixa-disso, da simpatia, do calor humano e do carnaval, em muito pouco tempo vai escoar pelo ralo e ninguém mais vai nem se lembrar de como éramos felizes e não sabíamos.

Os sinais dessa mudança estão aí, na cara de todos, e só não vê quem não quer. Para começar, podemos citar os dois principais candidatos à presidência da república. A Dilma, por exemplo, com seu jeitão de general benevolente, me faz lembrar a Margaret Thatcher, aquela primeira ministra inglesa que ficou conhecida como a Dama-de-Ferro, e a quem o ex-presidente norte-americano Ronald Reagan chamou de “o homem mais forte do Reino Unido”. Do Serra então, nem se fale. Uma vez eu vi uma foto do José Serra dando uma risada e aquela visão aterradora me causou terríveis pesadelos, dos quais não consegui me livrar até hoje. O José Serra é um dos poucos sujeitos do mundo que pode estrelar qualquer filme de vampiro sem usar nem um grama de blush ou pancake e, assim mesmo, ganhar o prêmio de melhor maquiagem.

Outro sinal de que o Brasil está se tornando sério demais para o meu gosto é esse negócio de se meter na política alheia. Olha, eu até acho que o Lula fez muito bem em tentar fazer alguma coisa lá no Irã e coisa e tal, arriscando-se num momento em que sua popularidade atinge níveis estratosféricos, coisa que provavelmente eu mesmo não faria. Mas isso sempre foi coisa desses países mais, como direi, austeros. A gente sempre via essas convenções de paz com representantes de Israel, Rússia, Paquistão, países sofridos, herdeiros de uma história marcada por muita guerra e muito sangue. Mas o Brasil nunca foi disso. Pelo contrário. O Brasil sempre se orgulhou de suas mulatas, de seu samba, do seu ziriguindum.

E do seu futebol. E é nesse ponto que a coisa fica mais evidente. Vejam vocês aí o Dunga. Vocês, por um acaso, conseguem ver o Dunga contando uma piada? Ou fazendo uma propaganda de picolé abraçado com a Mulher Melancia? Pois é isso que eu estou falando. Seja na política, seja na economia, seja nos esportes, para todo lugar que a gente olha, só vê gente séria, com os pés-no-chão, fazendo planos para um Brasil de primeiro-mundo como a Alemanha ou a Suíça.

Fala sério. Isso aqui vai ficar um tédio.

There are no comments on this post.

Deixe uma resposta

