Rodeios são uma merda

Rodeios podem ser proibidos em Araraquara. A Câmara dos Vereadores de lá já aprovou uma lei determinando o fim dos rodeios na cidade, e agora só falta a aprovação do Prefeito.

Sempre que uma coisa dessas acontece, começa todo mundo a dar sua opinião a respeito, então acho que eu também tenho direito a expressar a minha.

Bem, particularmente, eu odeio rodeio. Acho um rodeio uma das coisas mais abomináveis que o ser humano inventou, além de ser um exemplo de mau gosto e da falta de uma educação cultural razoável. Simplesmente não entra na minha cabeça como é que alguém pode gostar de passar horas assistindo a um homem montado num bicho, pulando para lá e para cá, num terreno totalmente empoeirado, correndo o risco de se ferir gravemente. Mas será possível que esse povo não tem mais o que fazer não? Sei lá, tem tanta coisa que podia acontecer ali, no meio daquela arena, que não dá nem para contar. Tipos, uma peça de teatro. Já imaginou? O povo todo ali, e rolando uma peça de teatro com a Fernanda Montenegro, e o povo aplaudindo de pé e gritando com as mãos para o alto:

– Segura, Fernanda!

Ia ou não ia ser o máximo? Ou então… um circo! É, um desses espetáculos novos, tipos “Cirque du Soleil”, com malabaristas, clowns, mágicos, dançarinos e muitas luzes. Vai dizer que uma coisa dessas não é muito mais interessante que a droga de um boi sendo esporeado por um peão com uma fivela no cinto maior que o pára-choque do meu carro?

Tudo bem. Existem sempre aqueles que argumentam que a indústria do rodeio traz movimentação financeira para os municípios, gerando empregos que vão desde veterinários e fisioterapeutas até ambulantes, parques de diversão e os próprios peões. Mas, se você pensar assim, a indústria das drogas também gera empregos, como plantadores, distribuidores e traficantes, e ninguém sai por aí, defendendo as drogas.

E, antes que me venham com aquele papo de que os touros e os cavalos são muito bem tratados, eu já vou avisando que a minha opinião não tem nada a ver com a proteção dos animais nem com ecologia. Por mim, se fossem homens que estivessem sendo montados, tanto faz como tanto fez. Os rodeios seriam um pouco mais justos, é claro.

Mas ia ser a mesma porcaria.

There are no comments on this post.

Deixe uma resposta

