O Ministério da Saúde adverte: Futebol faz Mal à Saúde

Não é que eu esteja contente com isso tudo o que aconteceu mas, infelizmente, vou ter que repetir uma frase que eu mesmo odeio ouvir quando vinda dos outros. Eu não avisei?

Pois um ou dois dias antes das finais desse campeonato brasileiro, aqui mesmo, nessa coluna, eu disse que esse negócio de esportes era uma coisa esquisita. Que o esporte, em especial o futebol, fazia ressurgir no ser-humano, tanto em torcedores quanto em atletas, uma série de instintos primitivos que eu não sei se fazem muito bem para a espécie como um todo.

Então, agora, não me venham com choradeiras. Pois se, mesmo antes das finais começarem, já tinha torcedor apedrejando ônibus e caçando jogadores por aí, o que é que eles achavam que ia acontecer depois? Todo mundo ia levar flores e mensagens de paz e fraternidade para o estádio?

Bem, para quem achava, aí está a resposta. No estádio Couto Pereira, em Curitiba, teve uma baita de uma invasão de campo, com uma verdadeira manada de torcedores revoltados com o rebaixamento do Coritiba para a Série B entrando em confronto com árbitros, jogadores e policiais. Só para você ver a que nível chegou a violência, um cara atingiu com uma barra de ferro o queixo de um soldado, o que, para mim, é pura e simplesmente uma tentativa de assassinato. E um outro, de apenas 19 anos, está internado em estado grave depois de levar um tiro na cabeça. E uma mulher, que nem torcedora era, teve três dedos amputados após ser atingida por uma bomba caseira em um dos 36 ônibus que foram atacados naquela noite. E eu aposto que, se derem uma pesquisada melhor, vão descobrir que, depois das finais do Brasileirão, ocorreram muito mais casos de violência espalhados por aí, só que, como não foram tão concentrados, não apareceram tanto na mídia quanto aqueles lá de Curitiba.

Eu, por mim, começava a imprimir, atrás dos bilhetes de entrada para os estádios de futebol, uma mensagem que nem aquelas que têm nos cigarros. Tipos “O Ministério da Saúde adverte: assistir jogos de futebol pode causar traumatismo craniano” ou até mesmo alguma coisa mais radical, como, por exemplo, “O Ministério da Saúde adverte: futebol faz mal à saúde”.

E aí é só esperar o Serra se eleger presidente e proibir jogos de futebol em ambientes públicos por todo o Brasil. Não seria uma idéia tão má assim, hem?

2 Respostas

  1. sssssssssssssssssssssssssssssssssssssssffffffffffffff

    • o que diabos é “sssssssssssssssssssssssssssssssssssssssffffffffffffff” ?
      você gostou ou não gostou? ou o quê?

Deixe uma resposta

